como usar e para que serve no RH


Se você ainda não ouviu falar no ChatGPT, então provavelmente não estava neste planeta nos últimos meses. Brincadeiras à parte, a Inteligência Artificial Generativa tem se tornado uma das tecnologias mais comentadas (e revolucionárias) do momento. 

Você sabia que o seu RH pode também utilizá-la? Pois é, vários departamentos de recursos humanos já estão fazendo uso da IA Generativa para otimizar processos, melhorar a experiência dos colaboradores e tornar o setor mais estratégico.

A seguir, confira e entenda como essa tecnologia pode ser a sua aliada!

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O que é IA Generativa e para que serve?

A IA Generativa é um ramo da Inteligência Artificial que utiliza modelos de aprendizado profundo que podem gerar texto, imagens e outros conteúdos de alta qualidade com base nos dados em que foram treinados.

Existem diversos modelos de IA Generativa, sendo que quem popularizou e colocou os holofotes para essa tecnologia foi o ChatGPT. 

A beleza por trás da Inteligência Artificial Generativa é que ela aprende e identifica padrões e estruturas dentro de dados existentes e, assim, é capaz de gerar conteúdo novo de maneira autônoma.

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Como a IA Generativa se encaixa no RH?

Falar sobre inteligência artificial no RH pode parecer, à primeira vista, algo estranho; afinal, o setor é conhecido por seu papel humano e pela atenção às pessoas.

Muitos podem se perguntar: a IA não vai deixar o RH mais frio e impessoal? Como tudo que ronda o tema, a resposta é: depende de quem a utiliza.

Assim como acontece em outros setores, a Inteligência Artificial é capaz de potencializar o trabalho realizado por um humano. Para o Recursos Humanos, isso significa ser mais estratégico, ágil e assertivo.

Observe que, no RH, a IA atua para liberar tempo dos profissionais, fazendo com que eles consigam se dedicar ao que fazem de melhor, que é escutar, apoiar, engajar e desenvolver pessoas.

E como isso tudo é possível? Continue a leitura para entender!

Principais benefícios da IA generativa no RH

No RH, os modelos IA Generativa podem tornar o setor mais estratégico. Isso porque essas ferramentas automatizam processos rotineiros, proporcionam análises aprofundadas e soluções personalizadas.

Para entender melhor, dê uma olhada nos principais benefícios da IA para a área de recursos humanos:

Automação de tarefas repetitivas, como triagem de currículos

O processo de triagem de currículo pode demandar um tempo considerável dos profissionais do RH. Esse tempo pode ser drasticamente reduzido com o uso da Inteligência Artificial.

A IA Generativa pode ser treinada para fazer a triagem de currículos. Nesse caso, ela é capaz de cruzar as informações dos CVs com as descritas na vaga, priorizando os candidatos mais aderentes.

Uma das vantagens dos modelos de IA é que eles podem ajudar a reduzir os vieses inconscientes, comuns de ocorrerem quando o processo é conduzido por humanos.

Criação de conteúdos personalizados para comunicação interna e treinamentos

Imagine criar conteúdo relevante e personalizado para sua comunicação interna em questão de segundos. Com a IA Generativa, isso já é uma realidade no RH.

A tecnologia pode ser utilizada para desenvolver newsletters, comunicados e até materiais de treinamento adaptados às necessidades específicas de cada equipe. 

Isso significa mensagens mais claras, objetivas e alinhadas ao perfil dos colaboradores, contribuindo para uma comunicação mais eficaz e impactante.

Lembre-se que uma comunicação interna bem estruturada é fundamental para engajar e motivar os colaboradores. 

Portanto, principalmente se você é do time que diz que “não temos braços suficientes para esforços de comunicação”, a IA pode ser uma aliada indispensável, ampliando sua capacidade de atuação.

Geração de insights com base em dados de desempenho e engajamento

Outro uso da IA Generativa é no processamento de uma grande quantidade de dados. Dependendo do número de informações, pode ser muito difícil analisar tudo sem ajuda da Inteligência Artificial.

Além de ela detectar padrões e tendências, ela compartilha achados e conclusões. Quer um exemplo?

A IA pode ser alimentada com os dados da avaliação de desempenho. Como ela precisa de um comando, você pode pedir para que ela, com base nos resultados, indique os principais fatores que impactam o engajamento dos colaboradores.

Em seguida, a ferramenta consegue até mesmo sugerir ações personalizadas para melhorar a satisfação dos funcionários.

Melhoria no planejamento estratégico com relatórios automáticos

Uma das dificuldades do RH é conseguir fazer com que os gestores entendam o impacto dos desafios enfrentados pela empresa no que diz respeito aos seus talentos.

A IA Generativa permite a criação de relatórios personalizados, com base em dados como taxas de turnover, índices de retenção, desempenho e engajamento. 

A partir desses relatórios os gestores têm mais clareza do cenário e podem, juntamente com o RH, pensar em soluções.

Desafios e cuidados ao usar IA Generativa no RH

A IA Generativa pode ser uma verdadeira “mão na roda” para os RHs. Mas, claro, é preciso ter certos cuidados quando for utilizá-la. Selecionamos três para você prestar bastante atenção:

Necessidade de supervisão humana para evitar decisões enviesadas

Embora ela consiga ajudar o RH em várias frentes, a IA Generativa é tão poderosa quanto os humanos por trás dela

Com isso, queremos dizer que não dá para esperar que ela tome as melhores decisões sempre. Pelo contrário, ela requer uma supervisão humana.

Se de um lado os modelos de IA agilizam e facilitam processos, de outro é sempre importante lembrar de verificar se os resultados trazidos por ela estão corretos e em conformidade com os valores da empresa.

Para tanto, deixe claro ao seu RH que a IA Generativa deve ser utilizada como um complemento das decisões que vocês tomarem, e não como um substituto.

Preocupações com privacidade e segurança de dados

O RH é responsável por armazenar dados sensíveis dos profissionais, tanto pessoais e profissionais, quanto de desempenho

Por esse motivo, quando for escolher a ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, certifique-se de que ela está aderente aos padrões de proteção de dados, como os estipulados na LGPD.

Garantia de que as ferramentas escolhidas estejam alinhadas à cultura organizacional

Apesar de a IA Generativa estar nos holofotes, considere o contexto da sua empresa antes de implementá-la.

É importante que ela esteja alinhada a uma cultura organizacional que promova um ambiente onde a equipe se sinta confortável para adotar novas ferramentas de RH e processos.

Somado a isso, quando escolher a ferramenta, envolva a equipe de RH no processo de implementação. Explique a todos os benefícios e, principalmente, mostre que ela não está ali para tirar o trabalho de ninguém; mas, sim, para facilitar a rotina de todos.

Lembre-se: o ideal é que a ferramenta seja vista como aliada no dia a dia, reforçando os objetivos organizacionais e respeitando a forma como a empresa já opera.

5 casos de uso da IA Generativa no RH

Para aproximar ainda mais a IA Generativa do seu RH, dê uma olhada em como ela pode ser utilizada na prática:

1. Comunicação mais eficiente

Uma das utilizações mais interessantes da GenAI é na comunicação com os colaboradores.

Por meio de chatbots inteligentes, capazes de interagir de forma personalizada com cada pessoa da equipe, a IA consegue responder dúvidas, orientar sobre políticas internas, e sugerir ações de desenvolvimento com base no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Imagine, por exemplo, um colaborador que iniciou agora na sua empresa. Durante o onboarding, ele pode usar o chatbot para encontrar informações e até mesmo para ser guiado em jornadas personalizadas.

2. Engajamento e retenção de talentos

Sua empresa aplicou a pesquisa de clima e pesquisas internas. Para começar, a IA Generativa pode ser utilizada para mapear os principais pontos de atenção. 

Nesse caso, ela consegue resumir os resultados, identificar sentimentos recorrentes e até destacar padrões de insatisfação por área, cargo ou tempo de casa

Essa leitura rápida é um primeiro passo para o RH entender no que precisa focar. A partir daí, os próprios profissionais de Recursos Humanos podem decidir o que deve ser priorizado.

Por exemplo, uma pesquisa que tenha apontado insatisfação com a liderança, problemas de clima organizacional e ambiente de trabalho tóxico, pode ser fruto de falhas na comunicação, falta de feedback, excesso de microgerenciamento, entre outros.

O RH é capaz de fazer essa análise sozinho, ou a GenAI pode servir como uma ferramenta de apoio do para analisar as causas mais prováveis dos problemas encontrados. 

Assim, a IA generativa vai além da análise. Ela também apoia a tomada de decisão, sugerindo ações com base nas dores identificadas. 

Como exemplo, para uma empresa com baixa participação em iniciativas de desenvolvimento, a IA pode recomendar estratégias personalizadas para aumentar o engajamento, considerando o perfil de cada colaborador.

O papel do RH será definir a estratégia e implementá-la. Tudo isso de forma proativa e em um tempo muito menor do que seria necessário se a empresa não contasse com a ajuda da Inteligência Artificial. 

3. Fazer a descrição de vagas

Além da triagem de currículos que, como já comentado aqui, se torna mais rápida e precisa com a GenAI, a tecnologia também pode ser aplicada na criação de descrições de vagas mais atrativas, inclusivas e alinhadas ao perfil ideal do candidato e à cultura da empresa.

Baseando-se em descrições de vagas anteriores elaboradas pelo RH, e em benchmark, a Inteligência Artificial é capaz de elaborar um texto que seja atraente e chamativo para cada perfil, cargo e setor. 

Ela também pode ser usada para adaptar a descrição conforme o canal de divulgação (LinkedIn, Instagram, plataformas especializadas e site institucional), otimizando o conteúdo para cada público e aumentando as chances de atrair os perfis certos.

E o que é melhor: a IA Generativa possibilita ao RH ter diferentes versões de uma mesma descrição de vaga. 

Isso permite que sejam conduzidos testes A/B, comparando, por exemplo, quais versões geram mais cliques, mais candidaturas ou atraem perfis mais qualificados.

4. Prever a rotatividade dos colaboradores

Sabe quando o colaborador pede demissão e, o gestor, que não estava preparado para perder aquele talento, tenta negociar de última hora uma promoção, um aumento ou uma mudança de área?

Esse movimento reativo quase nunca funciona, principalmente porque na maioria das vezes, o profissional já conseguiu uma outra oportunidade. 

Agora, imagine conseguir evitar um pedido de demissão de um talento-chave só porque o seu RH se antecipou aos sinais de desligamento? Essa é uma das aplicações de IA Generativa no RH que representa um diferencial nas estratégias de retenção.

A tecnologia pode cruzar dados de diversas fontes – absenteísmo, alcance de metas, avaliações de desempenho, feedbacks, dados de produtividade, última promoção, entre outros – e identificar padrões.

Com esses dados em mãos, o RH e o gestor têm as informações necessárias para agir com antecedência, pensando em estratégias para reter aquele talento.

Isso pode significar um aumento salarial, mudança de cargo, um plano de desenvolvimento personalizado ou ajustes no ambiente de trabalho.

A GenAI pode ainda analisar tendências em áreas e em grupos de colaboradores. Por exemplo, pode ser que profissionais entre 30 e 35 anos de um setor X, fiquem no máximo 3 anos no mesmo local.

Sabendo disso, o RH consegue pensar em estratégias para evitar o desligamento ou, se for o caso, se preparar para novas contratações. 

5. Onboarding

O processo de integração é outro caso de uso da AI Generativa que tem trazido bons resultados. 

Sabe aquela história de que “a primeira impressão é a que fica”. Pois é, se pensarmos no onboarding, ele é o primeiro contato que o profissional tem com o dia a dia da empresa: seus processos, cultura, documentos e as plataformas que irá utilizar.

A Inteligência Artificial consegue criar jornadas de onboarding personalizadas, adaptadas ao perfil do profissional, seu nível, cargo e experiência. 

Nesse sentido, a tecnologia pode oferecer conteúdos de apoio e até mesmo ajudar a encontrar informações ou resumir documentos. 

Outro uso da IA no onboarding é na orientação de novos colaboradores na seleção de benefícios, oferecendo recomendações e opções com base nas necessidades familiares e pessoais.

Isso ajuda a aumentar a satisfação do profissional com a empresa e, como consequência, o motiva a trazer resultados.

Ferramentas de IA Generativa para RH: por que escolher a Feedz?

Já que o assunto é modelos de IA Generativa para o RH, não podemos deixar de falar da Feedz! 🤩 Vem ver com a gente por que a nossa ferramenta é a melhor:

Geração automática de insights para engajamento e desempenho

A IA da Feedz realiza análises automáticas sobre o desempenho e engajamento dos colaboradores, com base em suas avaliações. Para os gestores, ela simplifica a coleta e interpretação de dados, permitindo decisões mais assertivas e embasadas.

Ferramentas para monitorar e melhorar o clima organizacional com análises personalizadas

A plataforma da Feedz tem recursos para monitorar o humor dos colaboradores, identificar tendências e propor soluções personalizadas. Com análises detalhadas, os gestores podem agir proativamente para melhorar o ambiente de trabalho.

Personalização de planos de ação baseados em feedbacks e pesquisas internas

A Feedz torna possível a criação de planos de ação adaptados às necessidades de cada equipe ou colaborador, garantindo uma abordagem mais estratégica e eficaz. Isso fortalece o vínculo entre os colaboradores e a empresa, reduzindo o turnover.

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